• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

História

          Em 1981 existia apenas uma entidade que representava e defendia a classe transportadora em Concórdia, a Associação das Empresas de Transporte, na época presidida pelo senhor Adolpho Bósio. Com o objetivo de atender e auxiliar os transportadores da região Oeste de Santa Catarina, o então vice-presidente da Associação, Pedro Rogério Garcia, tentava desde o final de década de 70, transformar a Associação em Sindicato. Somente em 22 de abril de 1984 é que a carta sindical foi concedida pelo Ministério do Trabalho. A Associação das Empresas de Transporte passou a se chamar SETCCON - Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Concórdia, tendo como primeiro presidente o Sr. Pedro Rogério Garcia, que liderou este processo. Mais tarde a sigla mudou para SETCOM – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Oeste e Meio Oeste Catarinense. Hoje o SETCOM conta com 61 municípios em sua base, que abrange as regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste Catarinense. Para melhor atender o transportador, o SETCOM inaugurou em 2004, na cidade de Iporã D’Oeste, em 2005 na cidade de Maravilha e em 2006 na cidade de Dionísio Cerqueira, Delegacias Sindicais, projeto único de descentralização sindical, em Santa Catarina. Atualmente o SETCOM possui 10 colaboradores.

Presidentes:

Adolpho Bósio - Presidente Associação: 1981 a 1984

1º Presidente - Pedro Rogério Garcia - 1984 à 1990 / 1993 à 1999

2º Presidente - Elvino Antônio Sabi - 1990 à 1993

3º Presidente - Odimar Roman - 1999 à 2005

4º Presidente - Tarcísio Vizzotto - 2005 à 2008 

5º Presidente - Paulo Cesar Simioni - 2008 à 2016

6º Presidente - Ederson Cesar Vendrame - 2016 à 2020 (atual)

           Foi através do SETCOM que nasceu a consolidada e sólida “Família do Transporte”, formada pelas seguintes entidades:

Coopercarga – Cooperativa de Transporte de Cargas do Estado de Santa Catarina, conhecida internacionalmente, criada dentro do SETCOM, que congrega e facilita ao transportador associado para a contratação de seus fretes e a compra de equipamentos e insumos. Nesta mesma linha, estão a
Transcredi – Cooperativa de Crédito voltada aos empresários e trabalhadores do Setor de Transporte de toda região oeste e meio-oeste.
Fabet – Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, pioneira a nível mundial, criada para atender a necessidade de capacitação dos profissionais do Setor. Hoje conta com cursos básicos, técnicos, tecnológicos e profissionalizantes de ensino superior. Seu primeiro projeto foi o Caminhão Escola, desenvolvido até hoje em vários pontos do país e no exterior.
Raster – Gerenciadora de Riscos
Sest/Senat-Pate 13 – Posto de Atendimento ao Trabalhador na Estrada, com atendimento médico e odontológico gratuítos, além de cursos de capacitação.
Afetran – Associação Feminina do Transporte, criada dentro do SETCOM, para apoio aos trabalhos voluntário, sociais e beneficientes à comunidade em geral.

           O SETCOM com sua equipe sente-se honrado em participar das iniciativas que visam o aprimoramento do setor e, se mantém firme no propósito de procurar novos caminhos para suprir as necessidades nos diversos segmentos que compõem o transporte de cargas do país.

 

setcom@setcom.org.br

 



Todos os direitos reservados - 2017 - SETCOM - O Sindicato que Faz por Você

Desenvolvido por Idea Mater!