• 24/01/2018
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

ANTT adia instalação de TAG’s eletrônicas em caminhões

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no dia 22 de dezembro no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 553, que torna sem efeitos a Portaria SUROC nº 147/17 de 14/07/2017 e a Portaria SUROC nº 171/17 de 18/08/2017 que tratam do cronograma de operacionalização da identificação eletrônica dos veículos automotores cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).

Com a publicação da nova portaria e anulação dos efeitos das anteriores, a ANTT adiou por tempo indeterminado a distribuição e instalação obrigatória das TAG’s eletrônicas em caminhões cadastrados.

A instalação obrigatória estava prevista para começar a partir de 08 de janeiro de 2018, inicialmente em Goiás e no Distrito Federal. Os Estados haviam sido divididos em 8 grupos, com previsão de término das instalações em 8 de dezembro de 2018. Santa Catarina estava no grupo 6 junto com o Paraná e teria início em 09 de agosto até 07 de novembro deste ano.

A TAG é um chip que emite sinais de radiofrequência. Quando o veículo passa por pontos de leitura, um sistema reconhece as informações do veículo na base de dados da ANTT. Além disso, automaticamente, outros dados relacionados ao caminhão são identificados, como documentos fiscais ou informações de trânsito.

 



Todos os direitos reservados - 2018 - SETCOM - O Sindicato que Faz por Você

Desenvolvido por Idea Mater!